top of page

Nino

------*PARA ADOÇÃO*-----

Nome: Nino

Idade: 8 anos

Sexo: Masculino

Cor: Amarelo Claro

Olhos: Azuis

Pelagem: Curta Macia

ESTERILIZADO

Descrição:

​

Se alguma vez pensou que eles não têm sentimentos, não pode ter conhecido o nosso Nino quando aqui chegou. Porque o Nino trazia uma bagagem de sentimentos confusos com ele. 

Eram dois irmãos, o Nino e a Nina, dois gatos com 8 anos. Ele esterilizado, ela não mas ambos muito estimados. 

O apelo chegou-nos a 27 de Janeiro de 2016 e trouxe com ele uma mudança drástica na vida destes felinos. Uma vizinha contactou-nos via facebook a pedir ajuda para dois gatinhos que iriam ficar sem tecto. Os seus donos tinham dado entrada num lar de idosos e a restante família, não só não se importava com os idosos como obviamente não queriam os felinos. O Nino perdeu os donos no mesmo dia que perdeu o direito à casa. Era esta vizinha e a sua mãe que alimentavam os gatinhos depois da saída dos donos e foram elas que se comoveram em pedir ajuda. Não pudemos ficar indiferentes e aceitamos recebê-los. Com eles, vinha a promessa de que a esterilização da Nina seria prioritária. 

Ao chegarem ao abrigo não pudemos esperar, a Nina vinha com uma piometra e a sua esterilização passou de prioritária a urgente. Semanas depois, o Nino continuava a não se deixar mexer e a Nina, agora esterilizada, passava os dias escondida a um canto. 

Tudo piorou quando o Nino começou a não comer e a só beber água. Tanto ele quanto a irmã, deixaram de comer e só bebiam água. No veterinário confirmou-se não só uma clara depressão de abandono como uma virose à mistura. Ápos dias sem comer tiveram de ficar internados. Passada uma semana de soro, regressaram. A Nina já comia e o Nino com paciência ia comendo. Mas de repente no espaço de 3 dias quando chegamos ao abrigo a Nina estava caída gelada na caixa de areia e a urgência de ir para o veterinário foi imediata. Ficou novamente internada, desta vez dentro do sistema de aquecimento ligada ao soro e ao oxigénio. Nesse dia à tarde recebemos a notícia de que a Nina tinha desistido e ficámos inconsoláveis. A Nina desistiu 2 semanas depois da sua dona ter falecido também. Tinhamos agora que lutar pelo Nino que estava tão pior que a irmã, mas que de alguma forma não tinha desistido de viver. Todos os dias, várias vezes ao dia o Nino era obrigado a comer à seringa. De repente, começou a comer. De repente, perdeu a agressividade. De repente, começou a pedir mimos. De repente, o Nino mostrou força em viver. E por 2 meses, esteve separado dos outros gatos, esteve à solta noutra sala onde recebia todos os mimos, onde a comida à disposição era dieta veterinária para receber todos os nutrientes que tinha perdido num mês. E de repente, o gato de 8kg que passou para 2,500kg voltou a engordar. Voltou a ganhar cor. E voltou a ganhar vida. 

O Nino foi introduzido no interior do abrigo com os restantes gatos e de repente, nunca mais vimos aquele gato agressivo que mal se deixava aproximar. 

Agora tínhamos um novo Nino, mimoso, carente, cheio de vida e cheio de agradecimento. 

A história que contámos em cima é a história de vida do Nino perto de nós. O Nino que num piscar de olhos, perde os donos, entra em depressão, desiste de viver, perde a irmã e de repente sente-se amado e luta com todas as suas forças contra a magreza que lhe enchia o corpo e que nos assombrava. 

Hoje o Nino é o gato mais agradecido que temos. Hoje é o mais mimoso que conhecemos. Hoje o Nino é tão apegado a nós que só podemos deixá-lo ir para quem o estimar e olhar para ele com o olhar de admiração com que nós olhamos. Só podemos deixá-lo ir para quem o tiver como filho único. Porque nessa adaptação não queremos que sinta novamente que foi abandonado, desta vez por nós. Queremos que sinta que foi entregue a alguém ainda melhor que nós. Alguém que o tem só a ele. E que o estima só a ele. Queremos sonhar que a felicidade de uma casa ainda sorrirá para o Nino. E que ele não passará os restantes anos agradecido a um abrigo, mas a uma casa dele.

Se alguma vez achou que eles não têm sentimentos, não pode ter conhecido o nosso Nino, porque o Nino foi o gato que mais sentiu o abandono que já conhecemos. Foi o gato que mais sentiu falta dos donos. E foi o gato que no fim percebeu que estava num sítio onde também era amado e onde também o queriam proteger. E foi o gato que se tornou no mais agradecido que já nos passou pelas mãos.

 

O Nino será adotado mediante a assinatura de um termo de responsabilidade. Será ainda adotado com possibilidade de reentrega ao abrigo caso não se adapte à família.

 

Seja consciente. Adote com responsabilidade. Um animal acresce despesas e precisa de cuidados básicos de saúde. Tenha isso em consideração no momento da adoção. NÃO ABANDONE.

O Nino não possui madrinhas/ padrinhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer ajudar o Nino?

Partilhe no Facebook:

 

 

Envie uma mensagem para:

Daniela Gravata

danielagravata.apoiabigodinhos@gmail.com

​

 

Faça um donativo para:

NIB: 0007 0000 0008 6001 2682 3

Titular: Daniela Gravata

​Paypal: daniela.grvt@gmail.com

 

Quer apadrinhar o Nino? 

Preencha a Ficha de Padrinho

Padrinhos/Madrinhos

bottom of page